Murais cheios de estilo saem das ruas e ganham as paredes na decoração

murais
Os murais deixam a decoração mais jovem, descolada e cheia de personalidade.

Uma nova tendência que tem encontrado muitos adeptos é o muralismo – quando murais cheios de estilos saem das ruas e ocupam, por exemplo, as paredes na decoração da casa.

Os murais deixam a decoração mais jovem, descolada e cheia de personalidade. Inclusive, estão presentes e têm transformado, também, os centros urbanos em verdadeiras galerias de arte a céu aberto.

Com os murais, os artistas expressam suas histórias em diversos espaços, como fachadas e laterais de prédios, muros ou mesmo dentro de estabelecimentos comerciais que buscam trazer mais representatividade a outros estilos de arte.

murais
Mural decorando, com estilo e criatividade, a parede de um restaurante.

Essa arte tem relação com o grafite, que pode ser considerado uma forma de comunicação por meio de desenhos e pinturas que trazem uma intervenção visual, mostrando para todos a visão de mundo dos autores.

MURAIS NA DECORAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS

Recentemente, a arte nos murais deixou de ser aplicada apenas em centros urbanos e passou a ser utilizada para projetos de decoração de interiores.

Dentro de casa ou de ambientes comerciais, este estilo proporciona liberdade de expressão artística, alegra o espaço, traz recordações, destaca o gosto do proprietário do local e, claro, este estilo de pintura ainda oferece painéis exclusivos feitos pelos artistas plásticos e visuais.

Para aplicar murais em algum ambiente, há uma infinidade de opções. Por isso, é importante avaliá-las antes, considerando também as necessidades do ambiente, gosto dos moradores e harmonia com o restante da decoração.

O muralismo atende bem tanto àqueles que querem deixar a imaginação fluir quanto quem busca um ambiente mais clean. Nesse último caso, basta optar por aplicar a arte em apenas uma das paredes, com cores mais sóbrias ou tons pastéis.

Para as salas de residências ou ambientes comerciais, por exemplo, uma boa aposta são as formas geométricas, desenhos abstratos leves ou, então, formas orgânicas.

Além dos murais, há diversas maneiras de se conseguir um ambiente cheio de personalidade e belo. A parede pode ser decorada, por exemplo, com elementos como quadros, adesivos, prateleiras, plantas e objetos de decoração.

A HISTÓRIA DO MURALISMO

Esta antiga técnica de pintura sobre paredes é utilizada desde os primórdios pelo homem para expressar sua realidade e sentimentos.

O termo muralismo se consolidou no início dos anos 20, com pinturas realistas e revolucionárias feitas no México. Em meados de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, os murais ganharam outro sentido.

A população jovem passou a deixar suas marcas em muros da cidade, como forma de protesto, acompanhadas de culturas como hip hop e ideias hippies. O movimento se iniciou nas periferias e logo se espalhou por toda a cidade, e, mais tarde, para o mundo.

No Brasil, no início da década de 80, a cidade de São Paulo foi a primeira a explorar esse tipo de arte.

murais
A arte dos murais contribui com a própria cultura das cidades.
O DNA da Imóveis é seguir a tradição com altas doses de inovação e tecnologia, fazendo com que, os processos de venda, locação e administração de imóveis fiquem mais fluidos, menos burocráticos, mais assertivos e seguros.
linkedinfacebookpinterestyoutubersstwitterinstagramfacebook-blankrss-blanklinkedin-blankpinterestyoutubetwitterinstagram